Um Microsite (ou HotSite) é indicado para a apresentação de um evento ou produto que se pretende lançar e que merece o destaque de ter um site próprio.
No lançamento de um livro a editora disponibiliza um Microsite com dados sobre o livro e o seu autor.
Uma marca de automóveis lança um novo modelo. Apresenta detalhadamente do veículo, vantagens e informações sobre tecnologia.
Forte ligação a redes sociais e informação para o público, como formulários de inscrições, pedidos de informação, passatempos, curiosidades, inquéritos, marcação de visitas, sessões de autografos, entre outros.
Normalmente a componente gráfica é muito forte nos Micro sites, em prol da componente funcional, o objectivo é muito específico e as atenções centradas nesse único propósito.
Permita registos e recolha de informação de utilizadores para posterior interação entre site e utilizadores.
Search Engine Optimization (SEO), site desenvolvido de modo a aumentar a indexação pelos motores de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, ...) e assim o ranking do mesmo.
Newsletters e avisos personalizados para envio a clientes e parceiros.
Divulgação do site em directórios com aumento de visibilidade.
Em geral, os MicroSites não possuem nenhuma Aplicação Web. São feitos e optimizados para o propósito específico e não carecem de manutenção regular.